JÁ OUVIU FALAR DA SINDROME DO IMPACTO FEMORO ACETABULAR
Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos falar da Síndrome do impacto femoro acetabular
O QUE É A SINDROME
O impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição dolorosa no quadril gerada pelo contato anormal entre o fêmur e o acetábulo, devido alterações no formato desses ossos.
Normalmente, o IFA ocorre devido alterações na transição colo‐cabeça e/ou no acetábulo, porém pode ocorrer também em quadris morfologicamente normais devido a esforços repetitivos associados à flexão de quadril, sequelas de fraturas do colo do fêmur, epifisiólise, doença de Perthes, coxa vara, entre outras etiologias (POLESELLO, 2012; BEALL, 2005; STREHL, 2005; MARANHO, 2013; ZIEBARTH, 2009).
TIPOS DE IMPACTO
Existem dois tipos:
- CAM
- PINCER
- MISTO

O impacto tipo CAM, refere-se ao atrito causado por uma proeminência óssea na cabeça femoral.
O Impacto tipo PINCER, ocorre devido ao excesso de osso na borda acetabular.
E o Tipo MISTO é a combinação das duas deformidades CAM e PINCER.
SINAIS E SINTOMAS
- Dor na região inguinal que pode irradiar para região interna de coxa e joelho, e até a limitação da amplitude articular.
- Dor ao fazer caminhadas longas, permanecer muito tempo sentado na mesma posição, cruzar as pernas e até mesmo o movimento de sentar e levantar de uma cadeira.
- Alterações na marcha e/ou no movimento de subir escadas.
- Atenção quando o paciente mostra com a mão no formato de “C” em torno da articulação do quadril onde sente a dor (pode ser um sinal da sindrome).
Podemos concluir que o a fisioterapia é um ótimo aliado no tratamento conservador do Impacto Fêmoro-Acetabular, assim como nos casos de cirurgia auxiliando no pré e pós- operatórios.
UM ABRAÇO COM MUITA SAÚDE
