JÁ OUVIU FALAR DE ENTORSE DE TORNOZELO
O QUE É
olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos conversar sobre esse seu tornozelo que você vive torcendo.
Se você me perguntar:
MAS, FISIO… o que posso fazer para prevenir a torção do meu tornozelo?
Os imobilizadores semi-rígidos podem reduzir em até 47% a incidência de entorse de tornozelo em atletas praticantes de modalidades esportivas de alto risco.
Este valor é ainda maior naqueles que já tiveram uma lesão ligamentar prévia.
Sendo uma dica legal para quem já torceu o tornozelo ou torce com grande frequência.
A entorse do tornozelo é a mais comum das lesões traumáticas ortopédicas. As articulações são protegidas pelos ligamentos que impedem os movimentos além do fisiológico, que quando acontece, produz a entorse, que pode ser leve, quando há desarranjo das proteínas que constituem as fibras dos ligamentos; moderado, quando há rompimento parcial dessas fibras e grave quando há rompimento total dos ligamentos.
Nas entorses graves, pode haver lesões condrais, osteocondrais e tendíneas. Embora essas últimas e as de nervos sejam raras, ocorrendo mais nas luxações (perda total do encaixe articular).
CLASSIFICAÇÃO
- Grau I (leve): alongamento do ligamento sem ruptura macroscópica, pouco edema ou sensibilidade, com perda mínima ou sem perda funcional e sem instabilidade articular mecânica;
- Grau II (moderado): ruptura parcial com frouxidão leve e dor moderada, edema, sensibilidade e instabilidade. Há alguma perda na mobilidade articular e instabilidade articular de leve a moderada;
- Grau III (grave): ruptura completa, com edema considerável, dor forte, frouxidão significativa e, muitas vezes, uma articulação instável.
SINAIS E SINTOMAS
Em geral, a área sobre o ligamento lesionado fica dolorida e inchada. Às vezes, as pessoas com um tornozelo torcido apresentam espasmos musculares — contrações involuntárias dos músculos ao redor do tornozelo.
A gravidade dos sintomas depende da gravidade da ruptura. Se os nervos forem danificados, as pessoas podem ter problemas de perceber onde estão seu pé e tornozelo sem olhar para eles (um sentido chamado propriocepção).
CUIDADOS INDICADOS
Proteção, repouso relativo, gelo (ice), compressão e elevação (PRICE) são a base principal do tratamento inicial e devem ser introduzidos imediatamente.
UM ABRAÇO COM MUITA SAÚDE
