Sua panturrilha é seu segundo coração

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos entender essa história que nossa panturrilha é nosso segundo coração, aquela parte do corpo que as pessoas costumam chamar de Batata da perna,  barriga da perna, gêmeos ou coração venoso periférico;

Onde tem  os seus principais músculo: gastrocnêmio e sóleo, que auxilia constantemente na caminhada, postura e equilíbrio do corpo, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração.

Podemos considerar as panturrilhas nosso segundo coração porque ao movimentá-las a musculatura comprimirá as veias da perna e facilitará o retorno do sangue ao coração.

É bem interessante que as batidas do nosso coração coincidem com os nossos passos, quando caminhamos, você já pensou nisso?

Quem apresenta deficiência no retorno venoso e sofre de problemas como varizes, tromboses e inchaços, deve investir na prática de atividades físicas que fortaleçam as panturrilhas.

 

“A insuficiência venosa acontece quando há uma alteração estrutural em que as veias perdem a função de transportar adequadamente o sangue venoso para o coração. O resultado é um acúmulo de sangue não oxigenado nas pernas, que pode levar ao aparecimento de varizes (veias dilatadas), flebites (inflamação dos vasos), trombose venosa profunda ou, em casos mais graves, úlcera nas pernas”.

SINTOMAS DE ALERTA

  • Peso,
  • Queimação,
  • Cansaço nas pernas no final do dia,
  • Inchaço nos pés,
  • Coceira frequente,
  • Dor.

EXERCÍCIOS QUE AJUDAM NA CIRCULAÇÃO

  • Alongamento,
  • Condicionamento dos músculos da panturrilha,
  • Caminhadas,
  • Corridas,
  • Andar de bicicleta,
  • Jump,
  • Pilates,
  • Musculação.

FAÇA DIARIAMENTE

Sente em uma cadeira e faça o movimento ponta dos pés x calcanhar
Repita esse movimento 15 x ou se tiver dificuldade em 3 séries de 5 repetições e ajude no retorno do sangue para o coração.

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O QUE NÃO FAZER

  • Ficar muito tempo em pé dificulta o retorno do sangue no sentido vertica.
  • Ficar muito tempo sentado cria obstáculo por causa das dobras da perna que acabam por dilatar as veias, precisando de mais pressão para o sangue passar.
  • Obesidade e sedentarismo também são elementos complicadores.
  • Quando envelhecemos perdemos massa muscular. Ou seja, as panturrilhas vão enfraquecendo e, por consequência, o sangue vai circulando com mais dificuldade. A regra é clara, nesse caso: sem exercício, o declínio da massa muscular vai acontecer de forma mais rápida ainda.

 

Como você está cuidando da sua panturilha?
Um abraço com muita saúde!

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