Sua coluna saiu do lugar?

Olá, juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!

Hoje vamos falar sobre a coluna está no lugar ou fora do lugar.

Comumente escuto a frase de alguns pacientes: MINHA COLUNA SAIU DO LUGAR E ESTOU COM DOR.

Você está errado se também pensa assim, o único caso onde a coluna saí do lugar é em pessoas que tem uma patologia da coluna chamada espondilolistese (escorregamento de uma vértebra, geralmente, lombar) que pode levar o paciente a uma cirurgia, dependendo do grau de instabilidade que ocorrer nesta vértebra.

O FISIOTERAPEUTA ESTALOU MINHA COLUNA

Você deve está pensando com os seus botões: Ué, mas, quando vou a sessão de Osteopatia ou Quiropraxia o fisioterapeuta estala a minha coluna, colocando-a no lugar.

As técnicas que serão usadas no seu tratamento com osteopata ou quiroprata são variadas, a depender do tecido que necessita de intervenção como técnicas de tecidos moles como músculos, ligamentos, fáscias, tendões, sendo estas, técnicas rítmicas e suaves para normalizar o tecido afetado.

Aquele estalo que você esculta é chamado de  Thrust, é escolhida para o paciente mediante uma avaliação muito criteriosa. (isso o profissional vai fazer com certeza).

Quando o seu fisioterapeuta escolhe a técnica do thust para manipular uma articulação, são colocados parâmetros de movimentos para ganho de mobilidade local e ocorre um processo de cavitação que ao impulsionar o tecido para ganho de mobilidade ocorre a liberação de gás carbônico acumulado pela rigidez local (neste momento ocorre o estalido articular).

Não precisa ter medo:

A técnica também é suave, porém rápida e de curta amplitude.

Quando realizada desta maneira, ocorre a inibição imediata do tecido que estava impedindo o movimento natural desta articulação de imediato, dando liberdade para a vértebra movimentar-se novamente.

Em resumo sua coluna agora está livre para fazer todos os movimentos normais e assim ela está no lugar, mas, não no sentido literal da palavra ela foi colocada no lugar, existia algo que estava apenas impedindo o movimento completo.

O que você achou?
Já fez esse tratamento?
Tem vontade de fazer?

Um abraço com muita saúde!

10 thoughts on “Sua coluna saiu do lugar?

  1. Eu acho o máximo essa area da medicina! Teve uma vez q fiquei uns dois dias sem conseguir andar direito por um jeito q dei, só a fisio conseguiu me ajudar.

  2. Achei muito interessante este tratamento! Tenho escoliose há muitos anos e ainda não iniciei tratamento porque o tempo anda meio curto e os lugares onde fazem este tratamento ficam um pouco na contramão para mim, mas a escoliose além de doer bastante, também deixa minha postura meio torta… O médico recomendou que eu fizesse RPG, mas será que este tratamento quiroprático citado no post seria melhor para a minha situação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *