Porque você não deve estalar o pescoço em casa?

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!

Os meus pacientes sempre me perguntam porque, não devem estalar as articulações em casa, se em uma sessão de QUIROPRAXIA estalamos.
Vamos entender tudo direitinho do mesmo jeitinho que explico para eles.

As articulações da coluna são envoltas por uma cápsula (cápsula articular). Dentro desta cápsula existe o líquido sinovial, responsável por “lubrificar” a articulação.

Esse líquido é composto por alguns gases.

Quando é realizado um movimento rápido na articulação, há uma diminuição da pressão dentro desta cápsula, fazendo com que o gás do líquido sinovial se torne menos solúvel resultando na formação de bolhas que ao estourarem geram o famoso barulho do estalo, conhecido como thrust.

VAMOS ENTENDER MELHOR

Situações do nosso dia-a-dia como  má postura, ficar muito tempo na mesma posição, fazer força de forma errada, dormir mal, sobrepeso, sedentarismo entre outras, as vértebras da coluna vertebral DESALINHAM, como chamamos de SUBLUXAÇÃO.

vertébra normal x Subluxação

Subluxação é um termo que se aplica a uma vértebra que perdeu a posição e/ou função normal em relação às outras vértebras, gerando uma disfunção mecânica. Isso interfere no funcionamento normal do sistema nervoso, acelerando também a deterioração dos músculos ao redor, assim como dos ligamentos, discos e articulação.

COMO A QUIROPRAXIA MECÂNICA CORRIGE

Corrigir esses desalinhamentos, devolvendo assim a posição e o movimento normal para a vértebra que desalinhou e consequentemente retirar a sobrecarga das vértebras adjacentes.  Para a correção o FISIOTERAPEUTA, através da palpação, analisa a posição da vértebra subluxada e faz manobras com linhas de correção exatas para devolver o alinhamento e movimento normal a ela. Isso é muito diferente de simplesmente estalar o pescoço, onde não há correção alguma, podendo até mesmo agravar as subluxações existentes.

PORQUE NÃO SE “AUTO-ESTALAR” 

Você já deve ter percebido que quando começou a ter essa “Mania”, a articulação era mais rigida, mas, com os anos de prática ela está cada vez mais fácil de estalar.

Esse é o problema, a vértebra está desalinhada, perde seu movimento normal e as vértebras acima e abaixo acabam ganhando mais movimento.

Ao estalar a coluna, essas vértebras que já tinham excesso de movimento acabam ganhando mais ainda e em momento algum a correção dos desalinhamentos é realizada, e sim, quase sempre as subluxações são agravadas.

Esse excesso de movimento acaba deixando as articulações instáveis, ou seja, mais susceptíveis às lesões e degeneração.

A sensação de alívio ao se auto estalar dura apenas alguns minutos, e não resolve nada.

Mantenha uma vida saudável, uma boa postura, atividade física regular e deixe o alinhamento com seu Quiropraxista de confiança.

um abraço com muita saúde!!!

FISIO
JÚNIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *