O que é Síndrome de Tourette e filmes sobre ela

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos conhecer a Síndrome de Tourette que é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.

Os tiques da Síndrome de Tourette, normalmente, surgem dos 7 aos 11 anos de idade com tiques motores simples, como piscar os olhos ou movimentos de mãos ou braços, que depois se agravam, surgindo palavras repetidas, movimentos bruscos e sons como latir, grunhir, gritar ou falar palavrões, por exemplo.

COMO IDENTIFICAR A SÍNDROME DE TOURETTE

Em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater nos objetos próximos.

Tiques motores

  • Piscar os olhos;
  • Inclinar a cabeça;
  • Encolher os ombros;
  • Tocar no nariz;
  • Fazer caretas;
  • Movimentar os dedos das mãos;
  • Fazer gestos obscenos;
  • Chutes;
  • Sacudir o pescoço;
  • Bater no peito.

Tiques vocais

  • Xingamentos;
  • Soluçar;
  • Gritar;
  • Cuspir;
  • Cacarejar;
  • Gemer;
  • Uivar;
  • Limpar a garganta;
  • Repetir palavras ou frases;
  • Usar diferentes tons de voz

TRATAMENTO PARA SINDROME DE TOURETTE

Remédios neurolépticos: como Haloperidol ou Pimozida, que bloqueiam neurotransmissores no cérebro responsáveis pelo surgimento dos tiques;

Antidepressivos: como a Fluoxetina, que reduzem os sintomas de tristeza e de ansiedade que podem provocar tiques;

Injeções de Botox: são usadas em tiques motores para paralisar o músculo afetado pelos movimentos, reduzindo o surgimento dos tiques.

Remédios inibidores adrenérgicos: como Clonidina ou Guanfacina, que ajudam a controlar sintomas comportamentais como o impulsividade e ataques de raiva, por exemplo.

FILMES SOBRE A SÍNDROME DE TOURETTE

 

 

O código do amor (1999)
O filme americano é chamado originalmente de “The Tic Code”, e, conta a história de Miles Caraday, um pródigo pianista de jazz que tem a síndrome de Tourette. Em um clube local ele conhece e se torna amigo do saxofonista Tyrone Pike, que também tem a síndrome, mas aprendeu a disfarça-la.

 

 

 

O primeiro da classe (2008)

O primeiro da Classe (Front of the Class) é baseado em uma história real e comovente. O filme conta a história de Brad Cohen (interpretado por James Wolk), que tem a Síndrome de Tourette e enfrentou os sintomas e todos os preconceitos para realizar o seu sonho de se tornar professor. Cohen passa por uma série de dificuldades durante todo o filme, que ressalta a incompreensão das pessoas em relação às reações da Síndrome (inclusive de sua própria família, como o pai que o repreende constantemente durante a infância). Provavelmente você vai se surpreender com a belíssima interpretação, mas principalmente com o fato dessa história ter acontecido de verdade.

No Youtube tem o filme completo.

 

 

 

A menina no País das Maravilhas (2008)

A menina no País das Maravilhas ( Phoebe in Wonderland) conta a história de Phoebe Lichten (interpretada por Elle Fanning), que tem Síndrome de Tourette. Seu sonho era participar da peça ‘Alice no País das Maravilhas’, encenada em sua escola, porém, Phoebe sempre é rejeitada por seus colegas de classe. Seus pais percebem que essas rejeições tem agravado as reações da garota, e, preocupados, tentam ajudá-la, mesmo sem saber ao certo a melhor forma de ajudar. Phoebe, passa a se envolver e a se esconder cada vez mais em suas fantasias, criadas como forma de fuga da realidade. No decorrer da história, a menina passa a confundir os seus sonhos com a vida real.

É possível encontrar este filme completo no Youtube.

 

 

Vincent quer ver o mar (2010)

 

Este filme foi produzido originalmente na Alemanha e conta a história de Vincent, um rapaz que sofre de síndrome de Tourette. Os sintomas da síndrome começam a se agravar após a perda de sua mãe e seu pai resolve interná-lo em uma clínica. Nesta instituição, Vincent conhece uma moça com anorexia e um rapaz com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Vincent convida seus novos amigos para fugirem da clínica e viajarem à Itália para realizar o último desejo de sua mãe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A estrada Interior (2014)

A Estrada Interior (The Road Within), é a versão americana do filme “Vincent quer ver o mar”, que narra a história de um adolescente chamado Vincent que sofre de Síndrome de Tourette. Recomendo que as duas versões (“Vincent quer ver o mar” e “A estrada interior”) sejam assistidas.

É possível assistir este vídeo pelo Youtube.

 

 

 

A criança com suspeita de ter Síndrome de Tourette deve ser avaliada por um médico pedopsiquiatra, que é o responsável pelo diagnóstico e tratamento do distúrbio.

E aí.. você já assistiu algum desses filmes? conhece alguém que tem essa síndrome e não sabia?

Um abraço com muita saúde!!

Com as palavras-chave

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *