O Pimentão e seus benefícios

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
hoje vamos falar sobre o pimentão.

Eu pessoalmente gosto muito e acho que dá um sabor nordestino na comida, tudo porque, minha mãe colocava pimentão em tudo que comíamos na vida, tá  bom.. quase tudo. hahahahah

Mas, juro que é uma delícia. Uma típica comida mexicana!

Eu me questionei sobre as cores dos pimentões.

Você sabe quais são as diferenças entre o pimentão verde, amarelo e vermelho? Bom, aqueles verdes são os pimentões vermelhos, porém, ainda não maduros.

O seu sabor é um pouco mais amargo, possui menos vitamina A, e apenas metade da porção de vitamina C que há no pimentão vermelho.

O pimentão, inicialmente, possui coloração verde, seguindo para a coloração amarela, transformando-se em laranja, finalizando a fase de amadurecimento com a coloração vermelha, onde poderá oferecer mais que 10 vezes mais beta caroteno, que a versão verde.

É importante lembrarmos que, se consumidos crus, os alimentos podem contribuir de forma superior, já que suas propriedades são preservadas. O cozimento não é proibido, mas pode reduzir a contribuição nutricional esperada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- Efeito analgésico

O pimentão é rico em Capsaicina, que é muito utilizado na composição de pomadas analgésicas. O pimentão pode auxiliar na redução de dores artríticas, neuropáticas, musculares, e muito mais. É importante não atribuirmos toda a responsabilidade desses efeitos ao alimento, pois ele pode oferecer uma pequena contribuição, mas não ser reconhecido como importante fornecedor de poder curativo. A vitamina C é um excelente agente contra artrites inflamatórias, e o pimentão pode garantir sua contribuição para o controle e prevenção desses casos de inflamações.

2- Fortalece o sistema imunológico

Para manter o corpo saudável e com sistema imunológico fortalecido, o pimentão pode contribuir com excelente porção de vitamina C, a qual age como antioxidante, e além disso, otimiza na absorção de Ferro. Se você combinar o pimentão com outros alimentos saudáveis, esses benefícios podem ser otimizados.

3- Ajuda contra a ansiedade

Os pimentões podem ser reconhecidos como grandes contribuintes de Magnésio e vitamina B6, que juntos, podem induzir à redução de ansiedade e estresse, muito comum entre aquelas pessoas que lidam com dificuldade de controle de peso, e também mulheres que sofrem com sintomas de TPM. Os inchaços também são comuns entre essas mulheres, e o pimentão também pode agir sobre essa condição, dessa forma, reduzindo inchaços e desconfortos abdominais, através de efeito diurético, reduzindo também a ocorrência de casos de hipertensão. É importante ressaltar que o pimentão possui poucas calorias, ou seja, se você adicioná-lo à sua refeição, você se sentirá saciado por um maior período de tempo, e não adicionará calorias extras ao seu planejamento diário, sendo muito conveniente para dietas para perda de peso.

4- Ajuda contra o câncer

A preocupação com casos de Câncer está cada vez mais comum, e os cuidados com a saúde devem ser mantidos por todos, desde a infância. O pimentão também pode auxiliar como agente profilático, já que contém Enxofre. A ação anticancerígena do pimentão é justificada pela presença de Licopeno, que combinado com vitamina A e C, pode resultar em efeito antioxidante, que pode auxiliar na prevenção e controle do crescimento de tumores. O pimentão é muito indicado para muitos homens que desejam uma opção para prevenção de Câncer de próstata. Os carotenoides contidos no alimento também podem auxiliar na função de estrogênio, e ao adicionar fatias de pimentão à sua salada, você estará se aproximando da porção recomendada de carotenoides diária, o que também pode ajudar muitas mulheres na prevenção de Câncer de mama.

5- Termogênico – Ajuda no emagrecimento

Quem não deseja emagrecer? Pois, o pimentão pode auxiliar no controle de peso. Ele está entre os vegetais que possuem muito poucas calorias, pode ser inserido nas saladas de sua dieta. A informação mais importante, é que ele pode contribuir com efeito termogênico, o qual pode impulsionar o seu funcionamento metabólico, logo, a queima calórica. Um benefício que destaca a contribuição do pimentão, é que ele não contribui com o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial.

6- Pele, cabelo e unhas saudáveis

Objetivando a saúde dos tecidos e pele, saber para que serve o pimentão pode ajudar na obtenção de benefícios pouco conhecidos. Já que é rico em vitamina C, o pimentão pode apoiar a função do colágeno, o que mantém a pele mais saudável e bela, efeito desejado principalmente por mulheres. Pode-se notar que, ao inserir o pimentão à sua alimentação, os cabelos ganham brilho, e as unhas podem ser fortificadas.

7- Ajuda no controle do colesterol

Os benefícios do pimentão podem auxiliar no controle das taxas de colesterol e sistema cardiovascular, proporcionando equilíbrio, o qual é resutante da contribuição da vitamina C contida no alimento. Uma das principais responsáveis pelos benefícios ao coração é a porção de betacriptoxantina contida no pimentão. O controle de colesterol é fundamental para a prevenção de casos de AVC. Os benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes são responsáveis por contribuírem para o fornecimento desse benefício. Ele é rico em ácido fólico, importante contribuinte para a saúde de seu coração. A adição do pimentão ao seu cardápio pode reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais, aquisição de doenças coronárias cardíacas, e doenças cardiovasculares, principalmente em casos de mulheres.

8- Contribui para uma visão saudável

As vitaminas A e C contidas no pimentão também podem ser importantes para manter a visão saudável. Ele pode contribuir com o fortalecimento dos olhos, mantendo-os saudáveis, ricos em proteínas, e longe e condições, como cataratas e inflamações oculares. Para obter esses efeitos, recomenda-se o consumo do pimentão verde, pois este contém maior porção de vitamina E, betacaroteno e carotenoides, os quais podem agir, juntamente com minerais e bioflavonoides, para a preservação de sua visão. São pequenas intervenções e preparo de receitas com pimentão que podem prevenir a degeneração macular.

9- Ajuda o anabolismo muscular

Os cuidados com a boa forma não se limitam apenas à definição corporal, já que muitas pessoas desejam a construção muscular. Para o equilíbrio de fornecimento de minerais e líquidos, apoiando o fluxo e transporte de nutrientes, o Potássio fornecido pelo pimentão pode auxiliar na função muscular, apoiando o processo de anabolismo, e promovendo a saúde dos seus músculos. O alimento ainda apoia a prevenir o cansaço muscular, o que ajuda você a se sentir revigorado para os treinos seguintes, garantindo disposição suficiente para o bom rendimento de treino. Os pimentões podem fornecer até 300 mg de Potássio e fibras, grandes colaboradores para aqueles que buscam hipertrofia.

10- Ossos e dentes saudáveis

O Cálcio é um dos principais contribuintes para a saúde dos ossos e dentes, e ele pode ser encontrado no pimentão. Ao consumir 100 gramas de pimentão, você estará garantindo 9 gramas de Cálcio, o que pode ser um diferencial para você construir e manter ossos mais fortes e resistentes a diversas adversidades. Esse benefício é muito conveniente para praticantes de esportes físicos, os quais lidam movimentos e esforços que geram impactos sobre as articulações e ossos.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-pimentao-para-que-serve-e-propriedades/#o163S6zdYvqB3AyT.99

 

Tem como não amar o pimentão?

Um abraço com muita saúde!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *