JÁ OUVIU FALAR DE DOENÇA DE FREIBERG

O QUE É

É uma patologia que atinge frequentemente mulheres e têm maior incidência na fase da puberdade, envolve geralmente a necrose (morte) dos tecidos de partes dos ossos da planta do pé e frequentemente atinge a cabeça do 2º metatarsal.

CAUSAS

Os principais motivos que desencadeiam a doença de Freiberg são o crescimento ósseo rápido — situação comum em meninas que estão passando por mudanças biológicas e fisiológicas — e alterações no primeiro (curto demais) e no segundo osso do metatarso (longo demais). 

Em ambos os casos, a segunda cabeça do metatarso pode estar sujeita ao tensionamento repetitivo, tal como ao praticar-se dança ou corrida.

TRATAMENTO

O tratamento inicial para o problema se dá com a modificação do padrão de calçados e medicamentos como analgésicos e corticosteroides.

Dependendo da gravidade da doença, a cirurgia está indicada nos estágios tardios ou quando não há nenhum sinal de melhora com o tratamento com fisioterapia.

Sobre o processo cirúrgico, pode ser feito de forma a colocar um enxerto ósseo esponjoso na região subcondral de necrose da cabeça do metatarso ou também se pode efetuar uma osteotomia (seccionamento cirúrgico de um osso).

UM ABRAÇO COM MUITA SAÚDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *