JÁ OUVIU FALAR DE BURSITE OLECRANIANA?

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos falar da Bursite Olecraniana.

LEIA O ARTIGO COMPLETO: Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo

Bursite do olecrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo.

Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.

ANATOMIA

A bursa é uma bolsa feita de um tecido fino e escorregadio. A bursa está no
corpo em qualquer lugar do corpo onde pele, músculos ou tendões necessitem deslizar sobre superfície óssea. A bursa é lubrificada por uma pequena quantidade de líquido que ajuda a reduzir o atrito do deslizamento das partes. A bursa do olecrano está localizada entre a ponta do cotovelo – chamada de olecrano – e uma camada de pele. Esta bursa permite que o cotovelo se dobre e estique livremente sob a pele.

CAUSAS

Bursite é a inflamação da bursa. A bursa do olecrano pode inflamada e irritada de diversas maneiras. Em alguns casos, um trauma direto ou
uma queda sobre o cotovelo pode lesar a bursa.
Isso geralmente causa sangramento no saco da bursa pois os vasos sanguíneos que irrigam a bursa podem ser lesados e rompidos. Na pele
simplesmente forma-se um hematoma, mas na bursa o sangue pode preencher todo o saco. Isso faz com que a bursase distende como se fosse um balão de festa cheio de água. Acredita-se que o sangue na bursa desencadeie uma reação inflamatória. As paredes da bursa podem aumentar e permanecer espessa e dolorosa mesmo após o
sangue ter sido reabsorvido. Ao espessamento e inchaço da bursa dá-se o nome de bursite olecraniana.

A bursite do olecrano também pode ocorrer durante um período maior de tempo.
Pessoas que apoiam constantemente os cotovelos em superfícies rígidas como parte de suas atividades rotineiras ou de trabalho podem lesar repetidamente a bursa. Essa lesão repetitiva pode levar a uma irritação e espessamento da bursa como passar do tempo. A irritação crônica leva a mesma condição ao final: bursite do olecrano.
A bursa do olecrano também pode se tornar infectada. Isso pode ocorrer sem nenhum aviso ou pode ser causada por uma pequena lesão e infecção de pele sobre a bursa que se espalha pela bursa. Nesses casos, ao invés de sangue, ou líquido inflamatório a bursa é preenchida por pus. A área ao redor da bursa torna-se quente, dolorida e avermelhada.

Tratamento não cirúrgico

A bursite do olecrano causada por trauma geralmente evolui favoravelmente.

O corpo reabsorve o sangue na bursa em algumas semanas e a bursa volta ao normal.

Caso o edema da bursa esteja demorando para diminuir, talvez seja necessária uma drenagem com agulha para remover o sangue e acelerar o processo.

Sempre existe um pequeno risco de levar infecção para a bursa durante a drenagem.

A bursite crônica do olecrano ás vezes é realmente um incômodo.

O inchaço e o aumento da sensibilidade podem causar dor.

Isso pode ser extremamente doloroso tanto no trabalho quanto em atividades recreativas.

O tratamento geralmente começa na tentativa de controle da dor e da inflamação.

Isso pode incluir um pequeno período de repouso.

Medicamentos tais como ibuprofeno e diclofenaco podem ser sugeridos pelo seu médico para controlar a dor e o inchaço.

Uma cotoveleira pode ser útil no auxílio em apoiar o cotovelo sobre superfícies rígidas.

PROCURE SEU FISIOTERAPEUTA EM BUSCA DE ALÍVIO

Um abraço com muita saúde