JÁ OUVIU FALAR DE BURSITE NO CALCANHAR

Bursas são pequenas “bolsas” cheias de líquido, que agem como amortecedores, aliviando o atrito entre os ossos, tendões e músculos, e dessa forma protegem nosso corpo contra possíveis danos.

O processo inflamatório de uma bursa é chamado de bursite.

• Desalinhamentos na pisada;
• Uso contínuo de salto alto, pois eles podem alterar significativamente a distribuição das pressões nos pés e provocar uma sobrecarga na região do calcanhar;
• Aumento de atrito entre a parte posterior do calcanhar e o calçado;
• Prática de atividades físicas de alto impacto, como a corrida;
• Outras condições, como a tendinite do calcâneo, a gota (tipo comum de artrite) e a deformidade de Haglund, são fatores de risco e também podem estar associadas ao surgimento da bursite retrocalcânea.

FISIOPATOLOGIA

Ainda explica que são duas bursas que estão localizadas logo acima da inserção do tendão de Aquiles.

A subtendinea bursa do calcâneo está localizada entre o tendão de Aquiles e o calcâneo.

Já a subcutânea bursa calcâneo se encontra entre a pele e o aspecto posterior do tendão de Aquiles distal.

SINAIS E SINTOMAS

• Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação
  • Rigidez e dor ao mover a articulação afetada
  • Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas a infecção.

DIAGNÓSTICO

No princípio, aparece uma mancha ligeiramente vermelha, endurecida e dolorosa na face posterior e superior do calcanhar.

Quando a bolsa inflamada aumenta , aparece uma tumefacção vermelha por baixo da pele do calcanhar que causa dor acima do mesmo.

Se a afecção se torna crónica, o inchaço pode endurecer.

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

Gelo no calcanhar posterior e tornozelo.

Banhos de contraste, ultrassom ou fonoforese, iontoforese, ou estimulação elétrica

EXERCÍCIOS INDICADOS

Alongamento do tendão de Aquiles.

UM ABRAÇO COM MUITA SAÚDE

FISIO JÚNIAS