Gelo ou calor o que vai melhorar minha dor?

Olá, Junicat’s e Juniquitos. Estou de volta!
hoje vamos falar sobre GELO E CALOR, qual o melhor momento para usar eles na dor.

QUANDO USAR O GELO:

• As compressas de gelo são excelentes para aliviar a dor após uma pancada, como pode acontecer durante um jogo de futebol.
  • Recursos: Bolsa de Gelo, Spray, massagem com gelo e banho gelado.
  • Indicações: Lesões agudas (isso mesmo, imediatamente após qualquer pancada),  alívio de dor, Espasmo muscular e inflamações.
  • Contra Indicações: Bradicardia, urticária, diabetes descontrolada, insuficiência circulatória e alergia.

QUANDO USAR O CALOR:

• As compressas feitas com água morna são ótimas para aliviar a dor muscular  que surge ao longo do tempo.
  • As evidências da literatura sugerem que o calor é mais efetivo no tratamento da dor na coluna, pois relaxa a musculatura paravertebral, a qual geralmente está contraturada nos processos dolorosos.
  • Recursos: Bolsa de água quente
  • Indicações: Dor muscular tardia, dores crônicas, relaxamento muscular, aumento do fluxo sanguíneo e restrição articular.
  • Contra Indicações: Queimadura, doença vascular periférica com alterações, diabetes descontroladas, artrite reumatoide alterada e estresse sobre o sistema cardiovascular.

Você também pode fazer o banho de contraste para redução de edema: colocar uma compressa quente e logo após uma compressa gelada, sem intervalo.

ATENÇÃO: A temperatura deve ser sempre suportável, para não causar queimadura, e o tempo de duração é até a compressa esfriar, tanto no frio quanto no calor (Sim, o gelotambém queima).