Fortalecimento Muscular

Olá, Juniquetes e juniquitos. Estou de volta!

Hoje vamos falar de FORTALECIMENTO MUSCULAR

O músculo bem condicionado pode melhorar a coordenação e a flexibilidade, prevenir e a má postura.

Uma musculatura forte e resistente é sinônimo de mais saúde.

O músculo esquelético é a maior massa tecidual do corpo humano.

No indivíduo idoso, ocorre o processo da sarcopenia, ou seja, uma diminuição lenta e progressiva da massa Muscular, que é substituída por colágeno e gordura.

Ocorre uma diminuição de aproximadamente 50% (dos 20 aos 90 anos) ou 40% (dos 30 aos 80 anos).

BENEFÍCIOS DO MÚSCULO FORTE

  • Uma vida mais ativa;
  • Maior resistência;
  • Aumento da massa magra;
  • Melhor postura;
  • Proteção de ossos e articulações;
  • Estrutura óssea mais resistente;
  • Melhor coordenação motora;
  • Melhor flexibilidade;
  • Bom funcionamento do metabolismo;
  • Melhoria do condicionamento físico;
  • Ajuda a queimar calorias favorecendo uma perder peso saudável.

EXERCÍCIOS PARA AJUDAR NO CONDICIONAMENTO FÍSICO

  • Caminhar,
  • Correr,
  • Nadar,
  • Andar de bicicleta,
  • Dançar e tantas outras atividades podem ser inseridos no seu cotidiano evitando que seu organismo fique parado, ajudando no condicionamento físico para o fortalecimento muscular.

DICA: Essas atividades físicas devem ser praticadas no mínimo três vezes por semana e para terem os resultados potencializados devem ser combinados com uma alimentação equilibrada e balanceada (Se possível acompanhada de um profisSional da nutrição).

Não existe duvidas de que os exercícios físicos contribuem para a manutenção da boa saúde auxiliando no fortalecimento muscular.

BENEFÍCIOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR

  • Melhora o desempenho articular;
  • Combate a osteoporose;
  • Aumenta a densidade óssea;
  • Promove a perda de peso;
  • Tonicidade nos músculos;
  • Combate estresse e a ansiedade;
  • Alivia a tensão;
  • Melhora o sistema cardiovascular.

EXERCÍCIOS QUE AJUDAM NO FORTALECIMENTO MUSCULAR

  • Musculação,
  • Pilates,
  • Ginástica,
  • Aulas de abdominal,
  • Artes marciais,
  • Treinamentos funcionais.

COMO OS ALIMENTOS AJUDAM NO FORTALECIMENTO MUSCULAR

A alimentação adequada evita a perda muscular (que é ainda mais evidente nessa época da vida, onde a produção hormonal é desregular). Além disso, a alimentação confere nutrientes importantes para o músculo e para os ossos.

E é justamente através da alimentação também que conseguimos combater parte dos radicais livres, responsáveis pela destruição celular (também responsáveis, digo.).

A perda muscular é causada principalmente por fatores endócrinos, como a liberação de cortisona e glucagon por longos períodos de jejum, e claro, pela falta de estímulo hipertróficos nas regiões musculares do corpo.

Todavia, o exercício físico ainda possui funções tão importantes quanto. Entre elas, podemos citar o aumento da produção dos níveis de GH (que atuam também nas cartilagens), o aumento da flexibilidade, o aumento da oxigenação muscular, o aumento da resposta endócrina e do corpo em geral (como, por exemplo, a sensibilidade a insulina), a melhora na respiração etc etc etc. O objetivo disso tudo é basicamente tentar fortalecer as principais regiões como abdômen e lombares afim de tentar construir um pouco de musculatura capaz de resistir a necessidade de ereção e funcionalidade da coluna vertebral.

PORQUE É IMPORTANTE O FORTALECIMENTO MUSCULAR

A força muscular é importante para as atividades do dia a dia e as de lazer, prevenindo lesões e mantendo uma boa saúde musculoesquelética, aumentando a massa muscular e prevenindo a fragilidade nas pessoas mais idosas.

A sarcopenia, perda de massa muscular associada a idade, pode ser atrasada ou compensada por aumentos na massa muscular induzidos pelo treinamento resistido.

Além disso, esse tipo de treinamento é também de grande valia no tratamento de dores lombares, osteoporose e lesões ortopédicas.

E aí.. já se animou para fortalecer os músculos do seu corpo?

Um abraço com muita saúde!!

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