JÁ OUVIU FALAR DE ENTORSE DE TORNOZELO

O QUE É

olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos conversar sobre esse seu tornozelo que você vive torcendo.
Se você me perguntar:

MAS, FISIO… o que posso fazer para prevenir a torção do meu tornozelo?

Os imobilizadores semi-rígidos podem reduzir em até 47% a incidência de entorse de tornozelo em atletas praticantes de modalidades esportivas de alto risco.

Este valor é ainda maior naqueles que já tiveram uma lesão ligamentar prévia.

Sendo uma dica legal para quem já torceu o tornozelo ou torce com grande frequência.

A entorse do tornozelo é a mais comum das lesões traumáticas ortopédicas. As articulações são protegidas pelos ligamentos que impedem os movimentos além do fisiológico, que quando acontece, produz a entorse, que pode ser leve, quando há desarranjo das proteínas que constituem as fibras dos ligamentos; moderado, quando há rompimento parcial dessas fibras e grave quando há rompimento total dos ligamentos.

Nas entorses graves, pode haver lesões condrais, osteocondrais e tendíneas. Embora essas últimas e as de nervos sejam raras, ocorrendo mais nas luxações (perda total do encaixe articular).

CLASSIFICAÇÃO

• Grau I (leve): alongamento do ligamento sem ruptura macroscópica, pouco edema ou sensibilidade, com perda mínima ou sem perda funcional e sem instabilidade articular mecânica;
  • Grau II (moderado): ruptura parcial com frouxidão leve e dor moderada, edema, sensibilidade e instabilidade. Há alguma perda na mobilidade articular e instabilidade articular de leve a moderada;
  • Grau III (grave): ruptura completa, com edema considerável, dor forte, frouxidão significativa e, muitas vezes, uma articulação instável.

SINAIS E SINTOMAS

Em geral, a área sobre o ligamento lesionado fica dolorida e inchada. Às vezes, as pessoas com um tornozelo torcido apresentam espasmos musculares — contrações involuntárias dos músculos ao redor do tornozelo.

A gravidade dos sintomas depende da gravidade da ruptura. Se os nervos forem danificados, as pessoas podem ter problemas de perceber onde estão seu pé e tornozelo sem olhar para eles (um sentido chamado propriocepção).

CUIDADOS INDICADOS

Proteção, repouso relativo, gelo (ice), compressão e elevação (PRICE) são a base principal do tratamento inicial e devem ser introduzidos imediatamente.

UM ABRAÇO COM MUITA SAÚDE