Como o horário de funcionamento dos seus órgãos influencia na sua saúde

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!

Hoje vamos conhecer a faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor  nos seus órgãos.

Como assim?

A Medicina Tradicional Chinesa,  acredita que cada órgão tenha o seu próprio relógio.

Sabe aquela dor ou sintoma que aparece sempre no mesmo horário? Fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.

De modo geral, a cada 2 horas a energia vital concentra-se num meridiano determinado.

Esse circuito é útil para todas as técnicas ligadas à acupuntura, seja a aplicação de agulhas, a massagem ou o calor e também para verificar o bom funcionamento dos órgãos, como por exemplo, do intestino grosso, se este não está funcionando das 6 às 8 horas, estará atrasado e pode precisar ser estimulado.

01:00-03:00 FÍGADO

Quando o fígado está em seu mais alto nível de energia e, portanto, ao máximo de sua capacidade desintoxicante para o nosso corpo.

O QUE FAZER?

É fundamental descansar durante este tempo

QUAL CHÁ TOMAR?

Alcachofra – Cynara scolymus – é depurativa, baixa o colesterol, atua no combate da diabetes, elimina o ácido úrico, é hepatoprotetora, diurética e digestiva. Cardo mariano – Silybum marianum – Atua contra a cirrose hepática, alcoolismo, diurética, digestiva, depurativa e hepatoprotetora

3:00-05:00 PULMÃO

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se “levantar”. Responsável por levar a energia – Chi – para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos.

O QUE FAZER?
É o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda.

QUAL CHÁ TOMAR?

Pulmonária – Stachys byzantina – Atua nos problemas respiratórios, asma, tosse, bronquite e garganta. Violeta de jardim – Viola odorata – é expectorante, para problemas respiratórios, tosse, asma

5:00-07:00 INTESTINO GROSSO

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo.

O QUE FAZER?

beber água morna.

QUAL CHÁ TOMAR?

Linhaça – Linum usitissimum – é refrescante intestinal, fundamental para quem sofre de prisão de ventre ou hemorróidas. Tansagem – Plantago sp – anti-inflamatório, cicatrizante, depurativa, a folha é antidiarreica.

7:00 – 09:00 ESTÔMAGO

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas.

O QUE FAZER?

Fazer um abundante café da manhã.

QUAL CHÁ TOMAR?

Hortelã – Mentha sp – É digestiva, para problemas hepáticos, má digestão e vermífoga. Manjericão – Ocimum sp – digestiva, condimentar , conservante natural, anti-séptica, sudorífica, anti-reumática.

9:00-11:00 BAÇO

O baço é um órgão extremamente importante porque transforma alimentos em energia para todos os órgãos.

O QUE FAZER?
Tomar um bom café da manhã, o baço é incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: este horário ainda é indicado para o café da manhã.

QUAL CHÁ TOMAR?

Pariparoba – Piper dilatatum – depurativa, ativa o baço e o pâncreas, digestiva, anti-inflamatória e cicatrizante. Sete sangrias – Cuphea sp – ativa a circulação, depurativa, digestiva antitérmica.

11:00-13:00 CORAÇÃO

Esta é faixa horária do coração na qual deve ser evitado todo tipo de estresse físico. É o momento perfeito fazer uma pausa, almoçar e relaxar.

O QUE FAZER?

Neste horário é desaconselhável fazer exercício físico intenso e ficar em ambiente muito quente.

QUAL CHÁ TOMAR?

Alecrim – Rosmarinus officinalis – ativa a circulação, condimentar, conservante natural tônico da mente e do corpo, anti-séptica e digestiva. Pfáfia – Pfafia glomerata – estimulante, ativa a circulação e a memória, usada para o mal de Parkinson, estrias, flacidez da pele, labirintite e artrose.

13:00-15:00 INTESTINO DELGADO

Esta é uma fase importante, porque se está assimilando o almoço para obter o máximo da energia do que você comeu e, portanto deve-se evitar o trabalho pesado ou mentalmente estressante.

O QUE FAZER?

A primeira parte desta faixa horária é ainda um um bom momento para se alimentar.

QUAL CHÁ TOMAR?

Mil folhas – Achillea millefolium – analgésica, antitérmica, anti-inflamatória, digestiva, diminui cólicas é cicatrizante. Funcho – Foeniculun vulgare – digestiva, analgésica, antitérmica, diminui cólicas.

15:00-17:00 BEXIGA

Este é o melhor momento para fazer as coisas mais importantes e difíceis do dia, como estudar e dar o seu melhor no trabalho.

O QUE FAZER?

Estar bem alimentado e hidratado.

QUAL CHÁ TOMAR?

Cavalinha – Equisetum sp – Rica em sais minerais, remineralizante, imunoestimulante, cicatrizante, para incontinência urinária, para problemas de próstata e osteoporose. Malva – Malva parviflora – expectorante e laxativa, anti-inflamatória, principalmente para boca garganta e ovários

17:00-19:00 RINS

Os rins são fundamentais para a medicina tradicional chinesa, são particularmente relacionados à energia. É esse o momento em que começamos a sentir a energia se abaixando, o cansaço chegando.

O QUE FAZER?

Comer algo salgado (não muito) pode estimular os rins em suas funções.

QUAL CHÁ TOMAR?

Quebra-pedra – Phyllanthus nirure – analgésica, contra cálculos renais, usada em casos de hepatite.Carqueja – Baccharis sp – diurética, anti-séptica, antimicrobiana, digestiva, cicatrizante

19:00-21:00 PERICÁRDIO

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege).

O QUE FAZER?
Prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc. Mas também dedicar-se ao convívio e à família. À noite deve-se comer pouco.

QUAL CHÁ TOMAR?

Alcanfor – Artemisia camphorata – analgésica, bactericida e anti-séptica. Arnica – Wedelia palludosa – ativa a circulação periférica, contusões, dores musculares

21:00-23:00 MERIDIANO TRIPLO AQUECEDOR

O Triplo Aquecedor é considerado um meridiano em Medicina Tradicional Chinesa, que está estreitamente relacionado com vários órgãos e vísceras do corpo, agindo para a proteção e a gestão destes.

O QUE FAZER?
Durante este tempo (um pouco antes no inverno, e um pouco mais tarde no verão), devemos nos adormecer.

QUAL CHÁ TOMAR?

Sálvia – Salvia officinalis – digestiva, vermífuga, depurativa, anti-séptica, condimentar e analgésica. Tomilho – Thymus vulgare – digestiva, condimentar, depurativa, anti-séptica.

23:00-01:00 VESÍCULA BILIAR

A vesícula está estreitamente ligada ao fígado.

O QUE FAZER?
Dormir, ou então você vai esgotar as reservas de energia nesses dois órgãos.

QUAL CHÁ TOMAR?

Bardana – Arctium lappa – para cálculos biliares, depurativa diurética digestiva e cicatrizante. Dente-de-leão – Taraxacum officinalis – comestível, rica em vitaminas, digestiva e depurativa.

O mecanismo de ação da acupuntura comprova-se pela sua participação nos sistemas nervosos central e periférico com a liberação de substâncias, hormônios e também pela liberação de neurotransmissores, desencadeando respostas às mais diferentes patologias.

Um abraço com muita saúde

Fonte das ervas:  Daia Florios.
Fonte dos horários: RS (HORTO MEDICINAL RELÓGIO DO CORPO HUMANO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *