Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos falar um pouco sobre alongamento, que são exercícios voltados para o aumento de flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
O principal efeito esperado de um alongamento é o aumento da flexibilidade.
O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade.
Eu sempre peço aos meus pacientes que sofrem de dor na coluna que se alonguem todas as manhãs manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e depois de atividades físicas.
Para receber um alívio, para quem não tem muito tempo.. eu peço que no mínimo façam esse alongamento da foto acima.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento.
Nada de balanceios, pois esses enrijecem o músculo que você esta tentando alongar.
Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo.
Permaneça nessa posição num intervalo de 10 a 30 segundos.
Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
Porque fazer o alongamento diariamente
- Auxiliam no desenvolvimento corporal, melhorando a postura;
- Reduzem tensões provocadas por músculos encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares, principalmente em pessoas que se viciam em posições erradas no dia a dia;
- Ativa circulação;
- Previne dores;
- Reduz ansiedade, estresse e fadiga.
Indicações do alongamento
- Todas as pessoas em qualquer idade.
Porque é importante controlar a respiração durante o alongamento
- A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
Pensemos em um gato ou cachorro ao acordar; eles alongam os ombros e os músculos dos quadris antes de iniciar qualquer atividade.
Será possível que perdemos esse instinto conforme a vida passou a exigir cada vez menos atividade? Ainda que isso possa ser verdadeiro, o instinto permanece.
Ao bocejarmos pela manhã, tendemos a alongar os braços, elevando-os e afastando-os do corpo, e ainda curvamos as costas, isso é muito bom.
Não perca esse costume, seu corpo agradece!!!
Um abraço com muita saúde!