Alongar é importante

Olá, Juniquetes e Juniquitos. Estou de volta!
Hoje vamos falar um pouco sobre alongamento, que são exercícios voltados para o aumento de flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito esperado de um alongamento é o aumento da flexibilidade.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade.

Eu sempre peço aos meus pacientes que sofrem de dor na coluna que se alonguem todas as manhãs manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e depois de atividades físicas.

Para receber um alívio, para quem não tem muito tempo.. eu peço que no mínimo façam esse alongamento da foto acima.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento.

Nada de balanceios, pois esses enrijecem o músculo que você esta tentando alongar.

Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo.

Permaneça nessa posição num intervalo de 10 a 30 segundos.

Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Porque fazer o alongamento diariamente 

  • Auxiliam no desenvolvimento corporal, melhorando a postura;
  • Reduzem tensões provocadas por músculos encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares, principalmente em pessoas que se viciam em posições erradas no dia a dia;
  • Ativa circulação;
  • Previne dores;
  • Reduz ansiedade, estresse e fadiga.

Indicações do alongamento

  • Todas as pessoas em qualquer idade.

Porque é importante controlar a respiração durante o alongamento

  • A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

Pensemos em um gato ou cachorro ao acordar; eles alongam os ombros e os músculos dos quadris antes de iniciar qualquer atividade.

Será possível que perdemos esse instinto conforme a vida passou a exigir cada vez menos atividade? Ainda que isso possa ser verdadeiro, o instinto permanece.

Ao bocejarmos pela manhã, tendemos a alongar os braços, elevando-os e afastando-os do corpo, e ainda curvamos as costas, isso é muito bom.

Não perca esse costume, seu corpo agradece!!!

 

Um abraço com muita saúde!

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