o que é dedo de gatilho – Fisioterapia

Olá Junicat’s e Juniquitos, estou de volta!
Popularmente já ouvimos falar de DEDO DE GATILHO que na verdade é a mesma coisa que TENOSSINOVITE ESTENOSANTE DO DEDO, por incrível que pareça é uma doença muito popular nas mãos e ocorre devido a um processo de inflamação crônica dos tendões flexores na região da base dos dedos.
Infelizmente é mais comum em mulheres e a idade média é de 40 a 60 anos de idade.

CAUSAS FREQUÊNTES

O “engatilhamento do dedo”, não retornando naturalmente a posição normal. É mais comum pela manhã ao acordar e melhora ao longo do dia. Geralmente não é possível identificar a causa exata do processo inflamatório, mas, pessoas que realizam atividades repetitivas têm maior chance de desenvolver esta doença.
Acontece o seguinte: Quando os tendões estão inflamados, o espaço de passagem no túnel diminui, causando dor,inchaço, dificuldade de movimento e um “click” audível.

Quando  aparecer os primeiros sintomas um desconforto na base do dedo ou o dedocomeçar a bloquear, o paciente precisa ficar em alerta e procurar urgente um tratamento.

SINTOMAS:

• Dor na base dos dedos ou na palma da mão;
  • Inchaço do dedo acometido com a lesão;
  • Endurecimento do dedo para o movimento;
  • Dedo dobrado e ao tentar esticá-lo pode-se ouvir um estalido doloroso parecido com um gatilho.

CAUSAS:

• Realização de atividades repetitivas;
  • Genética;
  • Diabetes;
  • Problemas reumáticos.

Porém, até hoje não se sabe a causa específica.

CLASSIFICAÇÃO DE GREEN:

•  Grau 1 corresponde a dor a palpação;
  • Grau 2 corresponde ao bloqueio digital, mas o paciente consegue vencer a deformidade;
  • Grau 3 o paciente vence o bloqueio com ajuda de outra mão;
  • Grau 4 é a contratura fixa.

Obs: Muita atenção que essa lesão pode vir acompanhada de outras patologias.

TRATAMENTO RECOMENDADO:

EM CASA: colocar uma bolsa térmica com água morna, principalmente pela manhã, para aliviar a dor e após gelo por 5 a 10 minutos no local para tirar o inchaço (lembrar de colocar um paninho fino para o gelo não queimar a pele).

NA CLINICA DE FISIOTERAPIA:exercícios para melhorar a mobilidade dos dedos, eletroterapia, termoterapia, acupuntura ou o tratamento que o fisioterapeuta escolher após a avaliação, porque, cada caso é um caso.
CIRURGIA: Em último caso.

Não fique em casa com dor, porque, as lesões vão evoluindo e tratamento no começo da dor é mais barato, menos doloroso e mais prazeroso.

Um abraço com muita saúde!!!